Riscos Mecânicos / Vibrações

 

voltar

Agentes abrasivos e escoriantes

A Jobe Luv possui uma linha de luvas destinadas a proteção das mãos do usuário contra riscos mecânicos, especificamente agentes abrasivos e escoriantes.

Essas luvas foram ensaiadas conforme a norma BS EN 388 e na sua etiqueta há um pictograma informativo do risco mecânico e logo abaixo consta um numero composto por quatro algarismos que indicam desempenho para cada requisito testado conforme tabela abaixo.



Produtos: Luvas - Riscos Mecânicos.


Vibrações


Por várias décadas, foram feitos vários estudos e pesquisas voltadas às causas e efeitos da vibração nas mãos e braços. Se verificou que estes problemas são semelhantes aos sintomas da Síndrome de Raynaud's. O trabalhador reclama de entorpecimento e formigamento nos dedos particularmente quando expostos ao frio.
A exposição prolongada a vibração induziu ao problema conhecido como "dedo branco".
Com o passar dos anos vários segmentos industriais tiveram problemas com a vibração, principalmente as fundições e a indústria de silvicultura, pois estes dois setores possuem muitos equipamentos e ferramentas com alto grau de vibração.

Doenças ocupacionais:

  • CTS - Carpau Tunnel Syndrome – Síndrome do Túnel do carpo
  • HAVS - Hand Arm Vibration Syndrome – Síndrome de Vibração de Mãos e Braços

Sintomas: 
Entorpecimento e formigamento dos dedos no princípio, progredindo e causando dor considerável.

Conseqüências:
Devido à falta de sensação tátil é possível a perda de manipulação, pois as mãos perderão a habilidade para fazer qualquer trabalho com perfeição. Em casos mais críticos os dedos afetados poderão até serem amputados.

O Problemas das indústrias:
Como o HAVS é cumulativo (demora anos para o sintoma aparecer), o trabalhador poderá relacionar a doença com a exposição somente após anos de trabalho contínuo o qual poderá acarretar um ônus pesado para a indústria que não detectou o problema com antecedência.

Vibrasorb é um material na forma de um poliuretano visco-elástico, que possui um fluxo viscoso e memória elástica bem parecida ao comportamento da gordura do corpo humano.

Suas quatro principais propriedades são:
Fácil distorção próxima a memória perfeita, excepcional energia de amortecimento e habilidade torsional e de compressão.

Vibrasorb resiste a altos níveis de impactos repetidos ou vibração em cima de uma larga freqüência sem perda significante de eficiência.

De modo geral as propriedades de Vibrasorb são mais comumente associadas as propriedades de um líquido viscoso. Em outras palavras, é um material sólido que age como líquido.

Produtos: Luvas Antivibração.

voltar TOPO